Racum Tecnologia

Assinando Podcasts no Linux

Existe um consenso hoje que o melhor agregador de Podcasts é o iTunes: ele baixa, toca, sincroniza, arquiva e até mostra uma lista de Podcasts numa espécie de browser integrado. Mas infelizmente o iTunes não está disponível para Linux, e usar outros programas como agregadores de Podcast pode ser um tanto trabalhoso no começo.

Esse tutorial mostra como configurar seu Linux para baixar e tocar Podcasts de áudio e vídeo, Eu estou usando como base o Ubuntu Linux 8.04, que é bastante popular e automatiza boa parte do processo, mas os passos podem ser reproduzidos em outras distribuições modernas com pequenas mudanças. O agregador usado aqui é o Rhythmbox 0.11.x, presente na maioria das distribuições baseadas em Gnome.

Passo 1 – Achar os Feeds RSS

O Rhythmbox não possui uma interface com vários Podcasts disponíveis como o iTunes. Nesse caso nós precisamos achar os Feeds RSS e associados manualmente ao programa. Comece visitando o site do Podcast que você quer assinar, no nosso primeiro exemplo vamos procurar um Podcast de vídeo chamado Diggnation:

Cada Podcast apresenta o link do Feed de um jeito, não há um padrão para isso. Procure por “Subscribe” (ou “Assinar” no caso de Podcasts em português), ou procure pelo ícone de RSS do Browser. Nesse caso o link de Subscribe abre uma lista de opções mais usadas:

Ou apontam para ainda mais opções de formatos:

Lembre-se, apenas os Podcasts maiores, produzidos por profissionais, vão te dar tantas opções de Feed. A grande maioria dos Podcasts usam apenas um formato, e geralmente é de áudio.

Uma vez encontrado o Feed RSS clique para ter certeza que é ele. Os browsers modernos (nesse tutorial o Firefox) renderizam o arquivo XML do Feed em uma página HTML que geralmente se parece com isso:

Passo 2 – Assinar o Podcast

Uma vez encontrado o Feed RSS abra o Rhythmbox, mas sem fechar o Browser:

E click em “Podcasts” na coluna de Library:

Três novos botões deverão aparecer na barra de ferramentas, clique em “New Podcast Feed…”:

Um diálogo irá pedir a URL do Feed RSS:

Volte ao Browser e copie a URL do XML, cole-a na janela de diálogo do Rhythmbox:

Uma que vez o XML seja processado o Podcast será listado:

E o episódio mais novo será automaticamente baixado:

Passo 3 – Resolver as Pendências de Codecs

É aqui que começa a parte chata! A maioria das distribuições não acompanham os pacotes com  todos os codecs necessários por questões de licenciamento e patentes. Instalar codecs é legal, mas deve ser feito pelo usuário, as distribuições não se responsabilizam pré-instalando os pacotes.

Por sorte o processo de instalação é muito simples, e só precisa ser feito na primeira vez que tentar usar cada codec, por exemplo, os episódios do Feed que acabamos de baixar estão em formato MPEG4. O Rhythmbox percebe que o GStreamer (a biblioteca multimídia) não entende esse formato ainda, e mostra uma janela de diálogo sugerindo a busca pelo codec:

Depois de buscar pelo codec outro diálogo aparecerá, dessa vez perguntando qual dos codecs encontrados você quer instalar, marque sempre todos. Depois confirme:

Os codecs são instalados como pacotes normais do sistema, logo também pedem a senha de administrador para continuar:

Espere o download dos pacotes:

E termine a operação sem instalar novos pacotes por enquanto:

Passo 4 – Executar os Episódios

Repare que imediatamente depois do codec ser instala o Rhythmbox não atualiza o ícone e a mensagem de falha:

Não se preocupe com isso, é apenas um bug, dê um clique-duplo no episódio que ele começa a tocar. Se for um episódio de vídeo e só conseguir ouvir o áudio abra a janela de visualização na barra de tarefas:

O vídeo estará finalmente visível:

Caso queira assistir em tela-cheia escolha a opção “Fullscreen” no canto inferior direito do vídeo:

Passo 5 – Instalar mais codecs

Para cada formato de arquivo novo que aparecer na biblioteca de Podcasts o Rhythmbox vai sugerir a instalação do seu codec na primeira vez que o executar. Por exemplo, se depois de assinar o primeiro Podcast de vídeo eu assine um de áudio em MP3, essa é a janela que aparece:

Repita o processo e esse episódio também estará disponível:

Notas:

  • Se estiver usando uma distribuição diferente procure pelos pacotes que começam com “gstreamer0.10“, são eles os plugins efetivamente instalados via interface gráfica nesse exemplo.
  • Se um Podcast oferecer a opção de Feed em formato OGG, assine! Esse formato costuma já estar presente na maioria das distribuições.
  • Sair procurando Podcasts individualmente pode ser muito trabalhoso, use um diretório web, como Teia de Podcasts, Podcast Brasil ou Podcast Alley.
  • Aproveite os Podcasts para aprender um idioma.

Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags:

1 Comentário para “Assinando Podcasts no Linux”

  1. Em 04/06/2008 19:12, Evandro Pastor escreveu:

    Cara, nem sabia que dava pra tocar vídeo no Rhytmbox! Excelente dica! Parabéns. Abraço!