Racum Tecnologia

Conclusões da PodPesquisa, Parte 3: Preferências

Esse artigo faz parte de uma série que estuda os resultados anunciados pela PodPesquisa, uma pesquisa realizada pela ABPod.

No primeiro artigo da série discutimos as questões que tratam de dados demográficos dos assinantes, no segundo discutimos o Comportamento da audiência. Continue agora analisando os dados da pesquisa referentes às usuas Preferências: por que eles ouvem, quais temas preferes, como um Podcast deve ser, etc.

Preferências

Motivos (Q-12): Essa pergunta era discursiva, o pesquisado precisava escrever seus motivos, logo, minha interpretação fui subjetiva, eu li cada resposta e as classifiquei levando em conta mais de uma classificação por resposta quando necessário. Os motivos campeões foram Informação (49,1%) e Entretenimento (41,9%), geralmente respondidos juntos. A Praticidade também foi bastante citada (21,1%). As classificações menores como Segmentação, Opinião, Aprendizado e Neutralidade devem todas ser levadas em conta apesar da baixa porcentagem, afinal a pergunta era discursiva, e essas respostas vieram de forma ativa, sem serem influenciadas por uma lista de opções.

Tipos de Podcast Assinados (Q-13): O segmento “Área Profissional” do primeiro artigo da série mostrou que a maioria dos assinantes era ligada à área de Tecnologia, logo, o tipo de Podcast que a maioria ouve reflete isso: 83,2 respondeu que ouve Podcasts de Tecnologia, o que coloca o Podcast como uma ferramenta de atualização profissional, isso se reforça quando levarmos em conta o segmento anterior (Motivos), onde a maioria respondeu ativamente “Informação” ou “Aprendizado”. Além dos Podcasts técnicos os de Humor também tiveram um bom resultado (61,9%), seguido por Entrevistas, Notícia, Cultura e Música. Detalhe Importante: a taxa de resposta foi de 3,6 por pessoa, e como a maioria ouve entre 2 e 4 Podcasts (Parte 2, “Audiência vs Assinaturas”) é lógico concluir que a maioria ouve Podcasts de temas variados entre si.

Prioridades (Q-20): Essa questão pedia para os assinantes informar o grau de importância de vários aspectos de um Podcast, com isso podemos priorizar o que audiência realmente considera importante. Para a pesada maioria o Conteúdo é o que importa, a audiência prioriza um bom conteúdo à Freqüência ou Qualidade do Áudio. Aspectos como Músicas e Tamanho do Arquivo ganharam menos nota em importância.

Duração Ideal (Q-21): A audiência gosta de Podcasts longos, os resultados combinados acima de 30 minutos somam 65,1%.

Freqüência Ideal (Q-22): A preferência da maioria (77,4%) são episódios com intervalos semanais. Parte disso é influência dos Podcasts mais famosos, que já consolidaram o formato semanal e parece funcionar muito bem.

Temas Pouco Explorados (Q-23): Para minha surpresa Política foi o tema mais citado como pouco explorado, seguido por Esportes e Educação. Tecnologia apareceu bem citado, mas entra em contradição com o próximo segmento, onde a pesada maioria diz ter muitos Podcasts dedicados ao tema. Os temas abordados pela Série Mid-Tail (Turismo, Games, Saúde, Carros) também foram citados.

Temas Demasiadamente Explorados (Q-24): Tecnologia é o campeão, 53,0% considera essa área demasiadamente coberta. Os comentários variaram desde gente que considera isso normal até tons agressivos. Se você é podcaster considere abordar menos esse tema, e se você está pensando em criar um Podcast novo, seja criativo também e escolha um tema diferente.

Comentários (Q-35): Subjetiva demais para extrair valores numéricos e plotar um gráfico. A maioria das mensagens são de elogios e comentários à própria pesquisa, depois disso o tema mais abordado é a falta de um diretório de Podcasts nacionais, no estilo do iTunes ou PodcastAlley.

Isso conclui o estudo de Preferências dos resultados da PodPesquisa, continue acompanhando os artigos dessa série para análises de outros tópicos extraídos dos resultados.

UPDATE: Já está no ar a “Parte 4: Publicidade“.


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: ,

3 Comentários para “Conclusões da PodPesquisa, Parte 3: Preferências”

  1. Em 22/06/2008 13:56, Guga Stocco escreveu:

    Muito boa essa pesquisa. É interessante ver que Tecnologia domina os Podcasts hoje. Eu acredito que as outras áreas vão ter um grande crescimento nos próximos anos, principalmente entretenimento e educação.

  2. Em 22/06/2008 13:56, Dado Moura escreveu:

    Me inscrevi a pouco neste forum, e agradeço por esta apresentação, a qual, certamente, servirá para muitos como ferramenta para melhoria de nossos trabalhos.

  3. Em 22/06/2008 13:56, Blog do Podpods » Blog Archive » Saiu o resultado da PodPesquisa escreveu:

    [...] da PodPesquisa, Parte 1: Demografia Conclusões da PodPesquisa, Parte 2: Comportamento Conclusões da PodPesquisa, Parte 3: Preferências Conclusões da PodPesquisa, Parte 4: [...]