Racum Tecnologia

Cursos de Idiomas em Podcast

A facilidade de distribuir podcasts para todo o mundo abriu novas oportunidades de entretenimento e aprendizado. Hoje é possível assinar um áudio vindo de Angola ou um vídeo vindo da Coréia. Nunca antes com rádio e TV normais tivemos tantas opções. Essa liberdade toda tem seu preço: as barreiras lingüísticas; a menos que seja um podcast em vídeo com alto apelo visual ou um de áudio focado apenas em música, a língua restringe o consumo dessas mídias.

A resposta para isso vem dos próprios podcasts, hoje estão disponíveis cursos inteiros dos mais diversos idiomas, e para os mais variados níveis. O ponto de partida é o inglês, esse geralmente é o idioma usado para ensinar outros, logo, se você está interessado em, digamos… francês, vai precisar ser fluente em inglês primeiro; mas isso não chega a ser um problema, existe bons podcasts de ensino de inglês também.

Aprendendo Inglês

Não preciso falar de podcast pra destacar a importância do inglês. Não importa seu nível de fluência, estudar o idioma nunca é demais. A lista a seguir abrange vários podcast de ensino de inglês, cada um especializado em um aspecto do idioma:

Aprendendo Outros Idiomas

Uma vez com a base de inglês estabelecida os demais podcasts de idioma se tornam acessíveis, aliás, é até possível melhorar seu inglês simplesmente cursando outro idioma. A próxima lista aponta os podcasts mais populares para diversos outros idiomas:

Além da opção dos cursos regulares, existe uma outra categoria voltada para ensinar o básico de um idioma para viajantes, que não querem ter o trabalho de aprender uma língua completamente, mas querem aproveitar bem o seu passeio. Existe uma coleção desses cursos rápidos nos sites Survival Phrases e OneMinute Languages.

As Opções dos Planos Pagos

Todos os podcasts listados acima são gratuitos para se ouvir, mas alguns deles contam com planos pagos que melhoram a experiência de aprender uma língua, como: aulas extras, vídeos, material das aulas em PDF, acesso à áreas restritas dos sites contendo dicionários e exercícios, contato direto com professores, etc.

Esses cursos são muito convenientes e dependendo da força de vontade dos alunos podem ser também bem efetivos. Considere um curso online como complemento ou até mesmo substituto para cursos regulares; gastar com um curso desses pode ser um bom investimento.

O que Você Estuda?

Eu pessoalmente assino alguns desses podcasts, alguns a mais de três anos (o que é uma eternidade para podcasts). Minha experiência tem sido bastante benéfica durante esse tempo, e mesmo me tornando fluente em inglês nunca deixei de ouvir alguns dos podcasts sobre esse idioma, especialmente os de dicas de gramática.

Uma coisa interessante que constatei enquanto pesquisava para esse artigo é que podcasts de idiomas raramente são vítimas de “podfading” (quando um podcast deixa de ser atualizado). A melhor explicação que encontrei para isso é que o estudo de línguas é um processo continuado e geralmente cria uma forte comunidade em volta do podcast, incentivando os criadores a continuar atualizando seus conteúdos.

E você? tem alguma experiência interessante para compartilhar sobre os podcasts de idiomas? fique a vontade para comentar.

 

Update: Não perca a entrevista com Peter Galante, o idealizador do JapanesePod101, que empreendeu nos cursos em Podcast e hoje conta com uma rede de 8 cursos online de idiomas e mais um serviço com 12 cursos menores para viajantes.


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: ,

16 Comentários para “Cursos de Idiomas em Podcast”

  1. Em 20/05/2008 11:12, Paulo Moraes escreveu:

    Excelente artigo, parabens !!
    muito bom
    já pensou de fazer um podcast, divulgando assuntos ao mundo podcaster?
    um grande abraço
    Paulo Moraes
    http://www.podoffice.mypodcast.com

  2. Em 20/05/2008 11:12, racum escreveu:

    Sim Paulo, eu estou produzindo um podcast que vai ao ar em breve; ele vai abranger o mundo podcaster sim, mas vai ter um foco mais de instrução do que de notícias.

  3. Em 20/05/2008 11:12, Marcelo Oliveira escreveu:

    Também achei o artigo excelente!

    Eu já conhecia o ESL, e fiquei surpreso ao saber da existência de 2 podcasts de Português! :) Também vou dar uma checada nos de Alemao e Russo.

    Tem um de espanhol que eu escuto de vez em quando que tá faltando na lista: Spanish Segunda Lengua (http://teresasanchez.biz/podcast/).

    Abracos,
    Marcelo

  4. Em 20/05/2008 11:12, against escreveu:

    soh falta traduzir seu artigo em todas essas linguas.

  5. Em 20/05/2008 11:12, Ovelha Elétrica » Aprenda uma nova lingua, no vasco. escreveu:

    [...] Podcasts de cursos de idiomas. 21/05/08 10:00 am againstty0 Blog, Cultura, Áudio Nenhum comentário Deixe seu comentário: [...]

  6. Em 20/05/2008 11:12, Fabrício Almeida escreveu:

    Artigo muito bom !!!

  7. Em 20/05/2008 11:12, watarimono escreveu:

    Nunca tentei aprender algum idioma via podcast mas agora me interessei.

    vlw!

  8. Em 20/05/2008 11:12, José Eriglreidson escreveu:

    Olá Ronaldo,
    Obrigado pela excelente dica. Irei fazer uma chamada no meu blog para seu artigo.
    Muito obrigado
    Abs

  9. Em 20/05/2008 11:12, Caliman escreveu:

    belissimo trabalho, como sempre :)

  10. Em 20/05/2008 11:12, racum escreveu:

    Obrigado a todos pelos comentários!

    Espero que com o tempo esse artigo incentive os professores de idiomas aqui no Brasil a criarem suas próprias aulas baseadas em português para tornar mais acessível esse tipo de serviço. Quem sabe daqui a um ano eu não crio uma outra página dessa só com podcasts nacionais! :)

  11. Em 20/05/2008 11:12, Cursos de Idiomas em Podcast escreveu:

    [...] Aqui [...]

  12. Em 20/05/2008 11:12, Cursos de idiomas gratuitos em podcasts - Na Terra do Tio Sam escreveu:

    [...] Mas, vou deixar o post dele explicar melhor. Aqui está: Cursos de idiomas em podcast [...]

  13. Em 20/05/2008 11:12, uai, note: » Blog Archive » aprenda línguas online escreveu:

    [...] contente ao ver no blog do amigo racum uma página com uma generosa seleção de sites que oferecem lições e ajuda para quem quer aprender outras [...]

  14. Em 20/05/2008 11:12, joelma escreveu:

    A minha duvida isso tudo é de graça? Porque o grande problema de aprender uma nova lingua é o custo…

  15. Em 20/05/2008 11:12, racum escreveu:

    Joelma

    Todos os podcasts que eu listei nessa compilação são de graça. Alguns cobram por material extra, como PDFs e vídeos, mas o áudio de cada um é gratuito.

  16. Em 20/05/2008 11:12, Leandro Moreira escreveu:

    Otima nóticia. Mas Hoje no Brasil, é crescente o interesse pelo estudo de “línguas estrangeiras minoritárias” nas escolas de redes púbicas e privadas. Eu vi um enquete na sbs que fala disso.

    http://www.sbs.com.br/virtual/enquete/comentarios.asp?cod=232