Racum Tecnologia

iTunes para Podcasters

Em 2005 a Apple se consolidou como uma das maiores forças a apoiar o movimento dos podcasts. Toda sua linha de multimídia foi atualizada para suportar a nova mídia, desde um menu especial no iPod até uma sensível alteração no iTunes (tanto o player quando o serviço).

A combinação de programa agregador com diretório de podcasts facilitou bastante a vida de quem procurava conteúdo, e por conseqüência também deixou as coisas mais fáceis para os produtores divulgarem seu material. O iTunes acabou gerando um ciclo virtuoso, onde a facilidade de encontrar podcasts incentiva mais pessoas a assinar, que por sua vez incentiva mais pessoas a produzir. Impérios da nova mídia chegaram a nascer às sombras do diretório do iTunes.

Se seu podcast não está listado você corre o risco de estar perdendo visibilidade e audiência, e não somente aqui no Brasil, já que mesmo com o iTunes dividido em regiões os podcasts fazem parte de uma lista única.

A seguir consta uma lista de dicas para aproveitar melhor o iTunes do ponto de vista de um Podcaster:

Instale o iTunes:

Eu nem precisaria dizer isso, mas se você ainda não instalou o iTunes faça isso agora. O iTunes roda em Windows e Mac OS X. Infelizmente não existe uma versão nativa para Linux, mas é possível instalar via Wine.

Página de Download do iTunes

Página de Download do iTunes

 

Cuidados com o Feed

O Feed é de extrema importância para o iTunes, não existe outra forma de interação com o diretório a não ser por ele. Para maiores detalhes sobre Feeds RSS de Podcast consulte o artigo “Anatomia de um Feed RSS“.

Categoria: Essa deve ser a maior prioridade nos cuidados com o Feed. É pela categorização que os usuários costumam navegar pelo iTunes. Implementar as tags específicas de categoria do iTunes pode ser trabalhoso se for feito manualmente, prefira fazer isso em seu CMS caso tenha esse recurso. A lista de categorias está descrita no fim da página de especificações do iTunes.

Barra da Categorias do iTunes

Barra da Categorias

Artwork: O diretório do iTunes herdou o layout do resto da loja online de música, com a navegação confiando que cada podcast tenha sua representação gráfica, análoga às capas de CD. Adicionar um Artwork da forma correta é de extrema importância, não só para o iTunes, pois vários outros serviços e players começaram a aproveitar a mesma estrutura de tags para exibir o Artwork. Para a uma representação válida crie uma imagem quadrada de 600×600 pixels em formatos JPEG ou PNG.

Artwork: cada Podcast no seu quadrado!

Artwork: cada Podcast no seu quadrado!

Idioma: Provavelmente a tag mais negligenciada pelos podcasters. Ao publicar seu podcast no iTunes verifique a tag de idioma, garanta que está marcada como “pt” para conteúdos em português. No caso da falta dessa tag o iTunes classifica o conteúdo como inglês, e ele não será encontrado no filtro de idiomas e as chances de ser listado na home são reduzidas.

Idiomas no Power Search

Idiomas no Power Search

Título/Shownotes/Keywords: Sempre escreva o conteúdo abordado em suas respectivas tags, isso melhora as chances de um podcast ser encontrado por meio de uma busca. Aproveite o campo de Shownotes, por ser o maior, para listar todo o conteúdo abordado.

Dono do Podcast: observe a tag <itunes:owner>, o iTunes usa o email contido nessa tag para as notificações.

 

Publicação

O processo de publicação propriamente dito é bastante simples, o único fator complicador para nós, brasileiros, é que o processo exige uma conta na iTunes Store, e até o momento da edição desse artigo o único meio de conseguir uma conta é explorando algum serviço gratuito na região USA; existe um artigo bastante completo explicando a operação no Blog MacMagazine.

Submit a Podcast

Submit a Podcast

Uma vez portando uma conta válida basta navegar até a home de podcasts da iTunes Store e clicar na imagem central “Submit a Podcast”, ou usar um link direto para essa página. O procedimento é bem simples: basta colar a URL do Feed do Podcast e prosseguir, será enviado um email para o dono da conta apenas informando o sucesso da operação. Um segundo email será enviado para o dono do podcast, definido na tag <itunes:owner>, esse email possui detalhes importantes para o podcaster. Repare que o responsável pelo podcast não precisa necessariamente ser a mesma pessoa portadora da conta do iTunes, é perfeitamente válido pedir para alguém que já tem uma conta adicionar o podcast, e você como mantenedor do Feed continua tendo total autonomia sobre ele.

Email do iTunes

Email do iTunes

 

Depois da Publicação

Use um botão 1-click: Esse é um recurso que facilita o processo de assinatura para os ouvintes. É muito mais prático assinar direto no iTunes com um único click que convencer o ouvinte a copiar e colar a URL do Feed em uma caixa de diálogo. Existem duas maneiras de fazer isso:

  • Protocolo ITPC: Esse é o processo mais simples, basta trocar o protocolo de “http://” para “itpc://” no link de 1-click. Esse método funciona inclusive para podcasts não publicados no diretório do iTunes.

Exemplo:

itpc://media.racum.com/podcasterclass/feed.xml

  • Link com ID: O email que o iTunes envia para o dono do podcast possui um link com o identificador numérico do podcast, usar um link com esse não vai fazer o usuário assinar imediatamente, ao invés disso ele verá a página específica do podcast dentro do iTunes e poderá efetivar a assinatura clicando no botão “Subscribe”. Essa opção é reconhecida como mais “educada” que o protocolo ITPC pois coloca o assinante no controle.

Exemplo:

http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewPodcast?id=283152685

Notifique as alterações: No mesmo email que o iTunes envia existe um link de “Ping”, que deve ser acessado sempre que um episódio novo for adicionado, isso informa o iTunes que deve fazer a verificação imediatamente e não esperar pela fila diária de atualizações.

Exemplo:

https://phobos.apple.com/WebObjects/MZFinance.woa/wa/pingPodcast?id=283152685

Explore o Power Search: verifique se seu podcast foi corretamente adicionado na categoria e idioma corretos por meio do Power Search. Aproveite para pesquisar novos podcasts do seu interesse.

Power Search

Power Search

Acompanhe os destaques: Existe uma página que resume os destaques do mês no diretório: o iTunes Podcast Spotlight pode ser acessado diretamente pelo browser sem precisar do iTunes player. Copie as boas idéias desses podcasts sempre que possível, se eles apareceram no Spotlight é porque mereceram.

iTunes Podcast Spotlight

iTunes Podcast Spotlight

Conheça os “Link Secretos”: Algumas atividades do serviço do iTunes podem ser feitas sem a necessidade do player, esses links não são muito divulgados, mas são muito úteis: iTunes Link Maker e iTunes Store RSS Feed Generator.

Mantenha-se Informado: Dedique um tempo para ler a página de especificações do iTunes. E em caso de dúvidas poste em português no PodForum ou direto em inglês no “Producing Podcasts” da Apple.

 

Isso conclui as dicas do iTunes para podcasters; explore ao máximo seus recursos, os resultados serão facilmente percebidos nas estatísticas do seu podcast.


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: ,

1 Comentário para “iTunes para Podcasters”

  1. Em 01/10/2008 00:43, Rafa escreveu:

    Uma coisa que ninguém sabe, Racum, é que o link para o podcast na iTunes Store também pode ter o format http://www.itunes.com/podcast?id=FEEDID.
    Pessoalmente acho esse bem mais fácil de lembrar. ;)