Racum Tecnologia

Oportunidades Mid-Tail Caso 4: Saúde

Este é o último artigo da série Mid-Tail, onde exploro as casos que não caem no interesse da Velha Mídia, mas podem ser ótimas oportunidades para Podcasters. Nos artigos anteriores estudamos os casos de temas como Turismo, Carros e Games.

Estudo de Caso: Saúde

O termo “Vida Saudável” hoje virou quase uma palavra de ordem: lota as academias, ajuda a vender iogurte, faz as pessoas calcular calorias e gera várias ondas de tratamentos alternativos.

As redes de TV aberta abordam sempre o assunto em seus noticiários, programas de auditório e até em documentários, mas sempre de forma misturada; existem poucos programas dedicados apenas à esse tema. Já TV a cabo explora bem melhor, com canais inteiros dedicados à Saúde.

O assunto é bem vasto, tanto que poucos programas ou publicações conseguem abordar tudo. As principais divisões da área são:

  • Nutrição
  • Atividade Física
  • Sexualidade
  • Motivação
  • Meditação

Seja qual for a sub-área escolhida uma coisa é fundamental: a credibilidade! Com saúde não se brinca, logo conseguir profissionais capacitados para apresentar ou dirigir o Podcast é obrigatório.

Público Alvo

Esse é outro público com perfil difícil de se traçar: pessoas de todas as idades, classes sociais, regiões e sexos se preocupam com a saúde. O senso comum indica um pico no perfil de mulheres jovens de classe-média, mas não há estatísticas confiáveis feitas com amostragem abrangente para confirmar esse senso.

As sub-áreas são mais fáceis de se traçar: como sexualidade/motivação para jovens e adolescentes; e nutrição/atividade física para um público um pouco mais adulto.

Formato Podcast

Os Podcasts de áudio atendem boa parte das necessidades, geralmente com um tom de palestra ou de programa de entrevistas. Vídeo só é necessário se realmente precisar mostrar alguma coisa, por exemplo: como executar um aquecimento, ou posições de Yoga.

Se o Podcast for de material falado é essencial que haja um canal de interação com a audiência, como respostas às dúvidas no ar ou indicação de temas. Anuncie um email ou outra forma de interação e esteja pronto para responder tanto diretamente quanto no Podcast.

Existe outro formato interessante: música para malhação. Basicamente uma playlist de músicas de alto BPM para ajudar a dar ritmo na corrida ou outra atividade aeróbica.

Casos Internacionais

A lista a seguir é uma compilação de Podcasts populares de várias sub-áreas diferentes dentro do tema de Saúde:

Possíveis Anunciantes

Muitas pessoas responsáveis por empresas que exploram a área de Saúde possuem mente aberta e podem se interessar por anunciar em Podcasts. As indicações mais obvias são:

  • Fabricantes/Distribuidores de Produtos Naturais e Orgânicos
  • Indústria Farmacêutica
  • Redes de Academias
  • Varejo de Material Esportivo

Conclusão

Os quatro casos de Mid-Tail citados na série são apenas o que eu consegui enumerar e pesquisar, existem muito mais opções para aqueles que souberem explorar. Espero que esta série incentive os candidatos a Podcasters a clicar sem medo no botão vermelho de gravação, seja visando o lucro ou a simples diversão.

 

Mid-Tail: Turismo Mid-Tail: Carros Mid-Tail: Games Mid-Tail: Saúde

 

 


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: ,

Comentários desabilitados.