Racum Tecnologia

Oportunidades Mid-Tail Caso 1: Turismo

Antes de entrar no assunto propriamente dito precisamos de um pouco de teoria: existe um termo estatístico chamado “Long Tail” (“Cauda Longa“) que se refere ao modelo de distribuição onde os resultados maiores se destacam muito dos menores, mas os menores tendem a se prolongar em quantidade. Esse conceito é muito usado para explicar vários aspectos do mercado, como distribuição de renda, atividade industrial e o que nos interessa aqui: preferências de conteúdo.

As preferências de conteúdo são o que modelam a programação da TV, principalmente a rede aberta. Isso ajuda a explicar porque a programação das 4 maiores emissoras nacionais é absurdamente parecida. Temas populares como Noticiário, Novela, Futebol e Infantil são bastante explorados, e temas mais específicos ganham menos atenção e tempo porque a programação é limitada, afinal o dia tem um número fixo de horas e é natural que eles queiram lucrar, exibindo o que atrai a atenção da maioria.

É justamente onde acaba a curva de interesse das grandes redes que começa o mercado explorado por outros meios, o chamado “Mid-Tail”. TVs a cabo e revistas são hoje as que melhor exploram esse terreno, mas ainda existe bastante espaço para os Podcasts, inclusive com possível produção pelos mesmos canais a cabo ou revistas.

Nessa série de artigos eu exploro as oportunidades contidas no Mid-Tail, citando alguns casos de assuntos pouco explorados pela Velha Mídia.

Estudo de Caso: Turismo

Boa parte dos brasileiros de classe média fazem turismo, mas “boa parte da classe média” parece não ser o suficiente pra figurar no topo da cauda. As redes de TV abertas simplesmente carecem de programas específicos, o máximo que se vê são programas de documentário aproveitando seus temas com fins turísticos, e mesmo assim de forma não freqüente.

Os canais de TV a cabo e principalmente as revistas exploram muito melhor esse nicho de mercado, que chega a ser tão vasto e saudável que existem várias publicações sobre o assunto, e a maioria sobrevive a um bom tempo.

A complexidade e custo de produção de um Podcast sobre turismo varia de acordo com a abordagem: quanto mais se investir mais qualidade se obtém; mas mesmo uma abordagem simples, aproveitando o roteiro de pessoas que já costumam viajar com freqüência, e um mínimo de estrutura pode ser o suficiente se os produtores forem criativos.

Público Alvo

O turismo está diretamente ligado ao poder aquisitivo: estatisticamente quem ganha mais viaja mais, e mais longe. Entretanto não chega a ser um mercado elitista, pacotes de viagem e planos de pagamento geram cada dia mais turistas. Idade também não parece restringir muito o perfil do consumidor, obviamente há uma curva na idade produtiva, mas em geral todas as idades viajam.

Formato Podcast

Imagem é tudo para esse tipo de conteúdo, dificilmente um Podcast de áudio vai atrair atenção. O ideal são Podcasts de vídeo ou pelo menos Enhanced Podcasts (áudio com imagens anexadas). Quanto ao tipo de vídeo duas abordagens podem ser adotadas:

  • Vídeos específicos para players portáteis: para incentivar o consumo da mídia durante a viagem, como um guia. Nesse caso deve ser testado em iPods e similares.
  • Vídeos em alta definição: o objetivo desses vídeos não é portabilidade, mas sim a ajuda na escolha do roteiro. A alta definição melhora a riqueza de detalhes da imagem, e deve ser testado em monitores de computador e aparelhos de TV.

Casos Internacionais

A lista a seguir mostra os Podcasts sobre turismo mais populares, ou com um formato ideal para servirem de modelo:

Possíveis Anunciantes

Eu já vi anúncio de praticamente tudo em revistas de turismo: de água mineral a relógios de luxo. Mas existem empresas que têm um interesse especial nesse tipo de conteúdo:

  • Agências de Viagem
  • Companhias Aéreas
  • Hotéis e Restaurantes
  • Secretarias Regionais de Turismo

A Seguir…

Nos próximos artigos da série vamos continuar falando sobre as minas de ouro enterradas no Mid-Tail, continuem acessando a Racum Tecnologia ou assinem o Feed RSS do site.

 

Mid-Tail: Turismo Mid-Tail: Carros Mid-Tail: Games Mid-Tail: Saúde

 


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: , ,

4 Comentários para “Oportunidades Mid-Tail Caso 1: Turismo”

  1. Em 22/05/2008 00:33, watarimono escreveu:

    Uma outra forma de usar podcasts em turismo é em passeios guiados, como: http://www.downtownlawalks.com/?f=podcast

    Acredito que seria fácil de vender inserções para estabelecimentos no caminho:
    - Agora vc deve estar em frente a uma das melhores sorveterias da cidade. Desde 1970 a Donatello é a preferida….bla-bla-bla.

  2. Em 22/05/2008 00:33, racum escreveu:

    Eu já vi algo parecido com passeios de museus, não tinha pensado em um uso mais genérico como esse. Valeu pela dica!

  3. Em 22/05/2008 00:33, Eddie Silva escreveu:

    Muito bom o artigo e irei acompanhar esta serie. Se possivel poderiamos disponibilizar no novo site da Abpod?

    abraços

  4. Em 22/05/2008 00:33, racum escreveu:

    Valeu Eddie! …a licença dos artigos é bem permissiva, pode copiar pra qualquer lugar, só precisa creditar!

    A série tem mais 3 artigos, eu pensei em compilar tudo em um PDF no final.