Racum Tecnologia

Podcasts Universitários

No próximo dia 30 de Maio o “iTunes U” (segmento universitário dentro do iTunes Store) comemora um ano de criação. Entretanto o uso de Distribuição Multimídia por universidades é um pouco mais antigo, com o primeiro caso de sucesso datando de 2002 com o projeto OpenCourseWare do MIT.

O crescimento do iTunes U foi notável, saltando de cerca de 10 universidades na estréia para mais de 50 um ano depois, sem contar que agora possui também outras instituições, como museus, escolas de música e institutos de pesquisa. Apesar do grande sucesso do iTunes U ele ainda está restrito aos Estados Unidos, as faculdades de outros países não contam com o sistema gerenciador nem com um diretório próprio, mas muitas universidades internacionais grandes, como Oxford na Inglaterra e Tokyo Daigaku do Japão, distribuem seus conteúdos como podcasts normais, apenas não indexados no diretório, mas presentes no iTunes.

No Brasil as universidades ainda não acordaram para essa mídia. As maiores dificuldades aqui são a falta de estrutura (produção, banda, etc) e falta de intimidade com produção multimídia; ainda assim algumas iniciativas se destacam, como a Fundação Getúlio Vargas que apóia o site PodCasting Brasil e libera complemento de algumas aulas. Acredito que seja pura questão de tempo para que as universidades por aqui descubram e se dediquem à esse segmento.

O grande barato das aulas universitárias disponíveis online, é que não apenas os alunos podem se aproveitar delas, mas qualquer pessoa interessada dos temas abordados, seja por curiosidade ou por reciclagem profissional. Eu mesmo, por exemplo já cursei uma disciplina inteira de Harvard sobre XML, o que me ajudou em vários projetos profissionais. E não apenas aulas estão disponíveis, é muito comum encontrar palestras ou até mesmo conteúdo gerado por alunos.

Se você é professor universitário tente convencer sua instituição de ensino a abraçar essa idéia. Se quiser, fique a vontade para entrar em contato com a Racum Tecnologia, terei todo o prazer ajudar em qualquer incentivo nessa área.


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: ,

1 Comentário para “Podcasts Universitários”

  1. Em 19/05/2008 11:43, Jose Otavio escreveu:

    O ItunesU não é liberado para o Brasil. Estou com um projeto de montar conteúdo para UFRJ e gostaria de me cadastrar no site, mandei e-mail para apple, mas não obtive resposta. Como poderíamos fazer? Parab[ens pelo site…