Racum Tecnologia

Entrevista com Peter Galante, do JapanesePod101

Quem procura por Podcasts com cursos de idiomas no iTunes dá de cara com vários Podcasts da rede LanguagePod101, da empresa Innovative Language Learning, que se firmou como a maior rede de ensino multimídia online de idiomas. Eles possuem hoje cursos de 8 idiomas, além de 12 outros cursos menores voltados para viajantes.

Esse império todo começou com Peter Galante, um americano residente a uma década no Japão, quando em Dezembro de 2005 teve a idéia de gravar um Podcast com aulas de japonês, poucos meses depois seu projeto deu tão certo que passou a ser viável monetizar oferecendo recursos extras sem parar de manter o Podcast básico gratuito. Obviamente ele não fez nada sozinho, ele sempre esteve à frete de uma ótima equipe técnica e pedagógica.

Minha visita do escritório do JapanesePod101 em Tóquio, Maio de 2006.

Minha visita ao escritório do JapanesePod101 em Tóquio, Maio de 2006.

Em Maio de 2006 eu visitei o escritório do JapanesePod101 em Tóquio e conheci Peter e parte da equipe na época. De lá pra cá muita coisa mudou, o empreendimento passou de um curso de um único idioma para uma grande rede de cursos, com pessoas trabalhando simultaneamente em vários continentes.

Peter no estúdio, gravando um episódio do JapanesePod101.

Peter no estúdio, gravando um episódio do JapanesePod101.

Segue sua entrevista gentilmente cedida por email à Racum Tecnologia:

Racum: Você se lembra do primeiro Podcast que você assinou?
Peter: Business Week Cover Stories [RSS, iTunes]

Racum: Como foi o processo desde a idéia inicial até efetivamente gravar o primeiro episódio?
Peter: No começo Natsuko, uma das apresentadoras, e eu, escrevemos um breve roteiro baseado no que sentimos ser as frases em Japonês mais importantes que alguém vindo ao Japão precisaria. Nós fizemos uma lista, e tentamos gravar no escritório. A qualidade sonora não estava boa, então encontramos um estúdio por perto para gravar. Nós temos ido lá gravar desde então. :)

Racum: Você encarou algum ceticismo, ou até mesmo algum obstáculo, em seu ambiente de trabalho?
Peter: O maior ceticismo e obstáculo era na verdade eu mesmo. Eu me questionava se podia fazer isso ou não. Por fim, graças aos meus parceiros, à equipe e à comunidade nós fomos capazes de fazê-lo. Então, se eu fosse ousado, se alguém tivesse uma idéia, eles definitivamente tentariam e continuariam.

Racum: Como foi a decisão de começar a assinatura Premium? e qual foi a reação da comunidade?
Peter: Nós decidimos trazer para a comunidade melhores ferramentas, lições em áudio e melhores recursos. Para conseguir os melhores professores, tecnologia, locutores e outras coisas necessárias, nós precisávamos de fundos para investir no nosso show. A comunidade foi ótima. A maioria entendeu que precisávamos de dinheiro para oferecer um serviço melhor. Algumas pessoas não viram assim, mas tudo bem. Nós ainda oferecemos o Podcast de graça.

Racum: Você deve ter colecionado muitas estórias interessantes da equipe e da comunidade, você pode apontar a melhor ou mais engraçada delas?
Peter: A estória mais interessante foi como os membros da comunidade se juntaram à nossa empresa e nos ajudaram a crescer. SurvivalPhrases.com, ArabicPod101.com, EnglishPod101.com, FrenchPod101.com, GermanPod101.com, ItalianPod101.com, KoreanClass101.com, e SpanishPod101.com foram todos iniciados por pessoas entrando em contato através do JapanesePod101.com. Logo a estória da Innovative Language Learning é realmente a de uma empresa construída pela comunidade.

Racum: O Brasil possui uma enorme comunidade japonesa, e nós fomos o país com mais aplicantes no JLPT-2007 fora da Ásia (3654, incluindo eu mesmo), além disso, existem vários brasileiros vivendo no Japão. Existe alguma possibilidade de lançar uma versão baseada em português do curso JapanesePod101 no futuro?
Peter: Eu diria definitivamente sim. Estamos todos trabalhando com pessoas empolgadas como nós. Se encontrar-mos as pessoas certas nós adoraríamos trabalhar com elas.

Racum: Por favor deixe uma mensagem para todos os Podcasters brasileiros, alguns deles já assinantes do LanguagePod101.
Peter: Arigatou gozaimasu! Obrigado! Thank you! Sem seu suporte JapanesePod101.com não seria possível. Esperamos nos encontrar no Japão.

Caso ainda não conheça os Podcasts da rede LanguagePod101 clique nos links acima e explore seus conteúdos. Caso se interesse por algum mais a fundo, considere também assinar um plano Premium, que dá direito ao PDF das aulas, áudio de bônus, acesso ao fórum e ao Learning Cernter.

A Innovative Language Learning é a prova que é possível construir um negócio bem-sucedido baseado na Nova Mídia, tudo depende de uma boa idéia e muito trabalho duro. Em vez reclamar das dificuldades, devemos seguir o exemplo do Peter e acreditar nas nossas idéias.


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags: , ,

2 Comentários para “Entrevista com Peter Galante, do JapanesePod101”

  1. Em 20/08/2008 00:50, Rodrigo Miranda escreveu:

    legal , muito bom a intrevista sobre o japonepod101. estou comesando criar um videocast sobre programação

    http://clicmania.net/?p=visualcast

    o site esta de nota 10.

  2. Em 20/08/2008 00:50, Laura Prado escreveu:

    Oi, adorei a entrevista e o post. Adoro o Japanesepod101!!!