Racum Tecnologia

iTunes separa Podcasts de Áudio e Video

O diretório de podcasts dentro da iTunes Store é sem dúvida o mais importante repositório de podcasts que existe, muita gente só foi conhecer o mundo dos podcast através dele. A partir dessa semana o diretório do iTunes passa a ser separado entre conteúdo de Áudio e Vídeo, com uma sub-Home para cara formato, linkadas pela home principal (que não sofreu mudanças significativas).

Essa separação é um marco importante, mostra uma crescente maturidade dos formatos. Desde 2005, com o lançamento do iPod 5G com suporte a vídeo o diretório de podcasts do iTunes sempre misturou conteúdo de áudio de vídeo sem fazer muita distinção entre eles. Muitos podcasters no começo chegavam a misturar áudio e vídeo em um mesmo Feed, essa prática ainda é comum, mas os podcasts maiores já separam seus Feeds em diversos formatos.

A Home do diretório continua misturando o conteúdo, logo não muda nada para quem costuma procurar novidades a partir dela. Cada sub-Home de áudio e vídeo conta com os mesmos destaques dos editores, só que específico sobre o formato, por exemplo: agora só a sub-Home de vídeo possui o link para podcasts em HD. A barra lateral de “Top Podcasts” agora também são contextuais à sub-Home: “Top Audio Podcasts” e “Top Video Podcasts”.

Essa separação está valendo para todas as regiões onde o iTunes Store já possuía diretório local de podcast, as novas regiões (entre elas o Brasil) ainda só possuem a App Store de programas pra iPhone, mas eu acredito que seja uma questão de tempo para localizarem o diretório de podcasts também, e essa é uma das notícias que eu mais estou ansioso para escrever!


Creative Commons License
   Este Artigo está licenciado sob Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Tags:

1 Comentário para “iTunes separa Podcasts de Áudio e Video”

  1. Em 25/07/2008 12:51, Vladimir Campos escreveu:

    Pelo post! Já tinha visto os ícones (imagens na home), mas não tinha me atentado para a separação. Agora que percebi a mudança, achei melhor assim. São duas formas de conteúdo completamente diferentes.